06/05/10

Ser pequenininho.



Como quase toda a totalidade das pessoas que me lêem sabem e bem, sou um fervoroso adepto do Sporting Clube de Portugal.
Não o escondo, orgulho-me e muito disso. Adoro o Sporting, devido a esta paixão já vivi muitos episódios únicos, de alegria, tristeza, euforia, paixão, sei lá.. o futebol, é algo único, bem acima da definição de ‘desporto colectivo’.
Agora estou a viver um episódio único, mas de tristeza. Já não bastava a minha profunda desilusão por ter votado no JEB, como agora sou presenteado com um comportamento dos adeptos, meus adeptos do Sporting, que a meu ver não são comuns.
Esta luta toda, anti-benfiquista, deixa-me completamente estupefacto. Nunca antes tinha vivido uma situação em que um adepto do Sporting, gritasse golo do Futebol Clube do Porto quando esse golo em nada ajudava na actual situação do Sporting. Sobretudo após saber que o Sporting, nosso Sporting, realizava em casa mais uma exibição ‘à Sporting’, ou seja a ser encavado por um clube de 3ª linha.
Encontrou-se um motivo para festejar. Os verde-e-brancos não dão alegrias, o presidente envergonha a cada palavra que diz e o que a malta faz ? Torce por algo que dá pica, que é torce por aquele que talvez encave o Benfica.
Nada tenho contra o Benfica. Simplesmente não gosto deles, são meus únicos rivais. Mas a derrota deles por muito saborosa que seja, que o é, não pode de modo algum, ser mais saborosa que uma vitória do Sporting.
Há cânticos e voltaram-se a entoar cânticos de campeão em Alvalade.. mas não para o Sporting Clube de Portugal, mas sim para o Sporting Clube de Braga.
E eu pergunto-me, será mesmo que eu acredito que o Sporting Clube de Braga vai ser campeão?
Faço outra pergunta, será mesmo que eu quero que o Sporting Clube de Braga seja campeão?
Tenho cada vez mais uma certeza, o Sporting é grande e o que o alimenta é o ódio que tem ao Benfica. Não suporta o Benfica e as suas gentes. Eu também não o suporto. Mas acredito profundamente, que se o Benfica não for campeão, a malta do Sporting fica tão, mas tão eufórica que não olha para si própria de tanta felicidade. Não corrige os seus erros, as suas lacunas, pois no fundo o que importa é que o Sporting não foi campeão e o Benfica também não e investiu muito mais.
Pode ser que, com o Benfica campeão, as gentes do Sporting invistam. Já não peço para ser campeão, mas para voltar a mandar o Benfica abaixo, porque no fundo, e ao que me dá a entender, esse é o único objectivo do Sportinguista.
Por isso e só por isso, quero neste momento que o mais provável aconteça. Quero o Benfica campeão.
Farto do pensar pequenino, farto de estar época após época a alimentar-me exclusivamente do mal dos outros.
Claro que podia estar a rasgar o Benfica de cima a baixo, por estar a ser ajudado e por haver um movimento único e nunca visto que quase eleva o grau de ‘campeão nacional’ ao patamar de ‘campeão europeu/mundial’, mas não vou fazer isso, pelo menos desta vez. Porque ?
Porque antes de me vir sentar na cadeira para desabafar aqui com vocês, passei por um espelho. E é feio criticar a galinha da vizinha quando a nossa galinha está toda depenadinha.
Enfim. Neste momento, sou Sportinguista e isso me entristece.
Espero que passe rápido.

2 comentários:

  1. Pois é... Eu devo ser a única benfiquista que torce pelo SCP quando o SCP joga porque, para mim, rivais são os portistas... No entanto, alimentar-me dessa raiva pelo clube adversário e cegar nunca me aconteceu... E aquilo que acontece com o teu Sporting acontece com todos os clubes que já chegaram lá a cima. E o ser pequeno faz parte das gentes deste planeta. Não te deixes entristecer pela pequenez dos adeptos do SCP porque o Sporting não é só esses adeptos... O Sporting é aquilo que tu quiseres e consideras de bom e aquilo que faz de bom como equipa em campo, e desde que te mantenhas fiel ao clube que amas, a pequenez das gentes é para arrumar para o lado.

    *

    ResponderEliminar